Pesquisas
A inovação social é um tema amplo e essencialmente multidisciplinar. BRZL.ORG quer participar de pesquisas relativas a inovação social que incluam visões de educação, saúde, economia, segurança pública, urbanismo, etc. -- agregando profissionais que componham a diversidade de pontos de vista recomendáveis aos diagnósticos e sugestões de soluções potencialmente eficazes, onde a inovação social sirva como instrumento para o desenvolvimento integrado.

Com essa meta, as nossas pesquisas iniciais tomam como ponto de partida o eixo "Direito e Desenvolvimento", como descreveremos adiante.

O Direito tem como função social estar presente na vanguarda dos processos decisórios da governança brasileira, na interpretação e aplicação da lei. Em seus aspectos normativos e de cumprimento da lei, o Direito é também um instrumento de desenvolvimento, de progresso social.

Desse modo, a formação humanística dos integrantes do Sistema de Justiça requer uma constante autorreflexão sobre a efetividade do Direito, a sua real contribuição para os fluxos de progresso do País, na mediação social dos dilemas éticos que caracterizam o cotidiano do convívio humano e na busca de solução dos conflitos jurídicos.

Na aplicação das normas do Direito brasileiro, o Sistema de Justiça tem como função legal atuar para atender aos fins sociais a que se dirige a lei e às exigências do bem comum. Parece recomendável, portanto, que os processos decisórios do Sistema de Justiça estejam atentos às demandas nacionais, para a confirmação dos fins sociais e das exigências do bem comum a serem atendidas em suas decisões.

Nesse contexto, evidencia-se o constante diálogo entre inovação jurídica e inovação social, combinando inovações jurídicas geradoras de desenvolvimento com inovações sociais que requerem a adaptação de inovações jurídicas.

Assim, o BRZL.ORG iniciou a sua atual série de pesquisas a partir do eixo temático Direito e Desenvolvimento, analisando as relações existentes entre o sistema normativo, as instituições jurídicas e o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Nossos projetos de pesquisa buscam analisar o instrumental jurídico disponível para o desenvolvimento brasileiro, mensurar a sua eficácia atual, comparar esse resultado com seu histórico e com sistemas comparáveis (benchmarks), e avaliar oportunidades de aprimoramento para o futuro. Por exemplo, pesquisamos como o Direito e a sociedade lidam com práticas abusivas que prejudicam o progresso social, bem como com exemplos de dinâmicas legais para o progresso econômico.